George Russell fez valer a pole position no GP de Singapura, levando a vitória para a Mercedes no 18ª circuito da temporada 2025 da Fórmula 1!
Além da vitória de Russell, a corrida ficou marcado pela comemoração da McLaren, já que a equipe britânica garantiu o título de construtores após corrida consistente de Lando Norris (3º) e Oscar Piastri (4º).
Como foi a corrida?
O pódio liderado por George Russell, da Mercedes, seguido por Max Verstappen, que manteve o tabu de nunca ter vencido o GP de Singapura, e Lando Norris, que conseguiu tirar 3 pontos da diferença, que ainda é grande para Oscar Piastri, que terminou a corrida em quarto, conseguindo mais 12 pontos na briga pelo título.
O piloto britânico da Mercedes sustentou a liderança e administrou pneus e paradas sem grandes sustos, enquanto assistia da liderança, uma grande disputa intensa pelo restante do top-5, com alternâncias e certa emoção. Verstappen ficou a pouco mais de 5s de Russell, com Lando Norris a 6s, com Oscar Piastri, companheiro de Norris, na McLaren, terminando perto do pódio e contribuindo para a garantia de 27 pontos, tornando matematicamente, a McLaren em campeã do título dos construtores, pelo segundo ano consecutivo.
Hamilton e Bortoleto: Como foram em Singapura?
O desempenho de outros pilotos chamaram a atenção: Lewis Hamilton igualou o maior jejum de pódios de um piloto na história da Ferrari, com 18 corridas fora das três primeiras posições, algo surpreendente se tratando de um heptacampeão da modalidade.
O outro, foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro, que largou em 14º, terminou a corrida três posições atrás da sua largada, e explicou a queda de desempenho após pontuar em quatro das últimas sete provas.
“Definitivamente, o início não ajudou. O que aconteceu na curva 1 foi azar, com três carros lado a lado na curva 1, às vezes isso acontece. Não acho que seja culpa de ninguém, é apenas corrida. Infelizmente, acabamos tocando e quebramos a lateral da asa.” – disse Gabriel Bortoleto. (Aspas retiradas do GE).
Disputa entre Landro Norris e Oscar Piastri
O desfecho em Singapura teve algumas “polêmicas”, envolvendo os líderes da temporada, que logo na primeira volta se tocaram, em um incidente que gerou algumas discussões e dividiu opiniões entre direção de equipe e dos fãs e torcedores nas redes sociais. Apesar do pequeno atrito, o saldo do circuito foi positivo para a equipe, que como dito, pôde conquistar o troféu dos construtores pelos pontos conquistados por Piastri e Norris.
Após o circuito de Singapura, Norris tirou apenas três pontos de vantagem para o líder Oscar Piastri, que possui 336 pontos atualmente, seguido pelo companheiro britânico e pelo tetracampeão Max Verstappen, que viu o sonho do título ficar mais distante com a pontuação dos adversários, apesar de terem ficado atrás do holandês na corrida deste domingo.
Com o título dos construtores decidido, a atenção da temporada agora é oficialmente 100% para o duelo interno na McLaren, entre Piastri e Norris, e a tentativa, agora um pouco mais distante, de Verstappen. O calendário agora segue para a etapa dos Estados Unidos, que será realizada em Austin, onde veremos um novo capítulo da temporada, no dia 19 de outubro.