Tudo o que você precisa saber sobre o GP dos Estados Unidos

No primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos de 2025, realizado nesta sexta-feira (17), em Austin, o britânico e vice-líder da temporada, Lando Norris, conquistou o melhor tempo da corrida. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fechou a classificação na 12ª colocação.

GP dos Estados Unidos: Treino livre e sprint

Em busca de aumentar a pontuação apertada no campeonato e ainda com seis corridas restantes, Norris demonstrou uma sólida performance desde o início do fim de semana. importante pensando no moral para o sábado e o domingo. No treino livre, o piloto da McLaren registrou a volta mais rápida em 1:33.294.

Logo atrás do britânico, vieram o finlandês Nico Hülkenberg, da Sauber e companheiro de Bortoleto, e Oscar Piastri, também da McLaren, em terceiro. O Top 5 foi fechado por Fernando Alonso, da Aston Martin, e Max Verstappen, da Red Bull Racing.

Essa etapa de Austin ainda possui uma atenção especial porque, por conta do formato de sprint ter sido adotado para o fim de semana, não haverá segundo treino livre, o que faz com que essa única sessão seja praticamente uma prévia de qualificação.

Como foi o desempenho de Gabriel Bortoleto?

Para o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi um treino livre de desafios, onde acabou conquistando a 12ª colocação, estando atrás de nomes mais experientes, como o próprio companheiro Nico Hulkenberg, Fernando Alonso e outros que terminaram bem posicionados.

Inclusive, nesta sexta-feira (17), o Ge publicou uma matéria de entrevista com Bortoleto, que desmentiu rumores de uma possível saída da equipe, mas ressaltou que seu projeto de futuro é na Sauber, ainda mais com a estreia da parceria com o Audi, em 2026.

“Meu futuro é nesta equipe. Esse é o projeto que estou determinado a fazer dar certo. É o projeto que acreditou em mim antes de todo mundo, então tenho uma grande questão de lealdade. Quem me conhece sabe como eu sou. Claro que temos que ter resultados e carros que sejam rápidos o suficiente, pois estou aqui para ganhar, e não para andar no meio do pelotão, que é a posição que estamos agora por conta do desenvolvimento, que leva tempo. Estou comprometido ao projeto no longo prazo e vamos fazer dar certo.” – disse o piloto brasileiro. (Aspas retiradas do GE)

Restante do campeonato e briga pelo título de 2025

A temporada de 2025 segue com uma grande batalha Lando Norris e Oscar Piastri, além do tetracampeão Max Verstappen correndo por fora. A liderança de Norris no treino mostra que a McLaren vem forte em Austin, além de Piastri no pódio.

Vale lembrar que o último prêmio foi vencido por George Russell, seguido de Max Verstappen e Lando Norris, acirrando ainda mais a busca do britânico ao companheiro de equipe australiano. Piastri lidera o campeonato com 336 pontos, seguido pelo parceiro Norris com 314.

Para Bortoleto, o desafio é absorver o máximo possível desse fim de semana, seguindo seu bom desempenho nesta temporada de estreia na F1, batalhando pela primeira vez entre pilotos de elite, sendo considerado um dos jovens com mais potencial do automobilismo.

Saiba todos os requisitos para ser um instrutor autônomo para quando o projeto CNH sem autoescola entrar em vigor