A temporada da F1 pode conhecer a equipe campeã neste domingo (21), no GP do Azerbaijão, com a McLaren tendo a possibilidade de garantir a taça, representada pelos líderes da competição: Oscar Piastri e Lando Norris.
A corrida que será realizada em Baku, pode marcar a décima conquista da equipe britância, além de outras marcas históricas!
Veja como a equipe britânica pode ser a grande campeã, inclusive podendo quebrar recordes, em caso de sucesso.
Situação atual do campeonato
Neste momento, a McLaren lidera com 617 pontos, seguida pela Ferrari, de Leclerc e Hamilton, com 280 pontos, Mercedes de George Russell e Kimi Antonelli, com 260, e a Red Bull, do tetracampeão Max Verstappen com 239.
Quantas provas faltam e como o campeonato pode ser definido?
A partir de agora, restarão apenas 8 corridas no calendário após o GP do Azerbaijão. Dessas, 3 terão a fase de sprint e 5 serão normais.
Com isso, o máximo de pontos ainda possíveis para qualquer equipe nesta temporada é de 389 (antes do GP do Azerbaijão), já que depois da corrida em Baku, a maior quantidade passa a ser 346 pontos.
Mas como a McLaren pode ser campeã já neste GP do Azerbaijão? Para garantir o título no GP de Baku, sem depender de outros resultados, a McLaren possui alguns requisitos, que fariam com que garantisse a taça
1)
- Manter uma vantagem de 346 pontos ou mais no campeonato sobre a Ferrari ao fim da corrida.
- Para isso acontecer:
- Fazer 9 pontos a mais que a Ferrari; (Charles Leclerc e Lewis Hamilton)
- Evitar ser superada por mais de 11 pontos pela Mercedes (George Russell e Kimi Antonelli)
- Evitar ser superada por mais de 32 pontos pela Red Bull (Max Verstappen e Yuki Tsunoda)
2)
- A maneira mais direta: McLaren deve vencer a prova e ainda ter o outro carro no pódio, não importa em que posição (2º ou 3º), desde que estejam entre os três primeiros lugares, algo que a dupla Piastri e Norris conseguiu em 9 corridas até o momento na temporada.
Em caso de vitória da Ferrari, conquistando 25 pontos, a McLaren poderia somar no máximo 33 pontos no GP de Baku, no domingo (21), que seria com os dois pilotos no pódio, em segundo e terceiro. Assim, a vantagem máxima que McLaren obteria em relação à Ferrari na soma dos pontos seria de 8 pontos, uma menos do necessário, pontuação insuficiente para garantir o título neste fim de semana.
Possível recorde da McLaren
Se a McLaren vencer o título já no Azerbaijão, será sua décima taça da equipe, conquista que marcaria a conquista com mais corridas de antecedência, já que em 2023, a RedBull foi campeão faltando seis etapas, com a equipe britância podendo vencer com sete corridas restantes até o fim do campeonato.
A equipe pode estabelecer também um novo recorde de maior número de pontos em uma temporada. Somando o que fez até agora, 617 pontos, e o que ainda pode conquistar, há chance de ultrapassar marcas históricas já conquistadas ao longo da história da F1.