Logo na primeira volta do Grande Prêmio do Brasil, que marcou a estreia de Gabriel Bortoleto em sua casa, o brasileiro acabou tendo que abandonar a corrida depois de uma colisão com Lance Stroll, da Aston Martin.
O que aconteceu foi uma espécie de bloqueio do canandense quando Bortoleto tentou realizar a curva 10, que fez com que o piloto da Sauber tocasse no adversário e perdesse o controle, saindo da pista e precisando se retirar do circuito na estreia dentro de seu país.
Reação de Franco Colapinto
Em meio ao ocorrido, o argentino Franco Colapinto, da Alpine, que estava vindo logo atrás dos dois, deu a sua visão sobre o acidente, criticando a atitude de Stroll, deixando a entender que ele foi imprudente com Gabi, como se referiu a Bortoleto.
“Stroll está sempre tirando as pessoas da pista, ele não olha os espelhos, não deixou espaço e ele colocou o Gabi no muro. É isso que ele faz toda vez.” – disse Colapinto sobre o acontecido entre Stroll e Bortoleto. (Aspas retiradas do GE)
O que disse Gabriel Bortoleto?
Em um primeiro momento, ainda no rádio da Sauber, Bortoleto se mostrou muito irritado com o ocorrido e disse que Stroll havia jogado ele para fora da pista. Porém, após o circuito, ele deu uma visão que obteve depois de analisar o acidente que o tirou de sua estreia em Interlagos, ainda na primeira volta.
“Com o Stroll, eu estava lado a lado com ele na saída da curva 9. E, bom, não é questão de apontar culpados aqui. Acho que foi apenas a primeira volta, e eu estava por fora. Ele abriu um pouco mais do que o espaço que havia ali, tocou no meu pneu dianteiro e eu acabei indo para o muro. Na minha visão, foi um incidente de corrida.”- disse Bortoleto, após o GP de Interlagos. (Aspas retiradas do GE).
Apesar de entender que foi apenas um acidente, Gabriel ressaltou que Stroll poderia ter evitado o que aconteceu, deixando mais espaços, mesmo que resultasse em uma ultrapassagem. Mesmo assim, disse que o canadense não fez de próposito e que sempre disputa posições com o colega de profissão, e que nunca viu nenhuma atitude injusta dele consigo.
“Claro que, se ele tivesse deixado um pouco mais de espaço, eu teria feito a curva, provavelmente até o ultrapassado, porque ele estava com pneus piores que os meus, já que eu estava de macios. Mas, de novo, foi um incidente de corrida. Ele não fez de propósito, tenho certeza. Sempre que disputo posição com ele, ele é justo comigo.” – completou o jovem piloto brasileiro. (Aspas retiradas do GE).
Como foi o GP de Interlagos?
No Grande Prêmio do Brasil, realizado no último domingo (9), no Autódromo de Interlagos, Lando Norris encaminhou o título da temporada 2025, se distanciando bastante de Verstappen, que teve um grande arrancada de 16º paa 3º, além de abrir uma diferença de 24 pontos para Piastri, que finalizou o circuito em 6º, mostrando que a má fase segue nesta reta final, após liderar boa parte do campeonato.
O destaque positivo, que não pode ser chamada de tanta surpresa, foi para Kimi Antonelli, italiano que está em sua primeira temporada, se consolidando como o novato do ano. Enquanto isso, Hamilton e Leclerc, da Ferrari, não completaram a corrida e acabaram sendo cobrados publicamente pelo presidente da equipe.
