Renault Kwid E-Tech: Saiba tudo sobre o carro elétrico mais barato do Brasil

O novo Renault Kwid E-Tech 2026 se tornou oficialmente, nesta quarta-feira (8), o carro elétrico mais barato do Brasil. Tendo o seu preço sugerido em R$ 99.990, chega com a proposta de ser o modelo 100% elétrico com o valor mais acessível do país, visando a concorrência direta do BYD Dolphin Mini, líder de vendas do cenário atualmente, custando em torno de R$ 119.990.

Conheça o novo Renault Kwid E-Tech

A nova geração do Kwid E-Tech representa um grande avanço para a marca francesa, já que além de estar forte na concorrência, o conhecido modelo conta com uma reestilização inovadora, que o torna visualmente e, obviamente, tecnologicamente muito diferente da versão a combustão. O design em questão foi inspirado no Dacia Spring, seu equivalente europeu, com ambos tendo a mesma plataforma e estrutura.

A dianteira do novo Renault Kwid elétrico recebeu uma nova grade, que se encontra conectada aos faróis de LED por uma moldura preta. além das luzes diurnas, que agora exibem um design luminoso em formato de flecha, sem contar o novo para-choque, redesenhado para um formato mais contemporâneo.

Na parte traseira, traz mais mudanças significativas, comçando pelas lanternas de LED, que possuem desenho geométrico e são acompanhadas por uma faixa preta brilhante. As rodas, de 14 polegadas, também tem um novo desenho, com o logotipo da Renault seguindo o estilo mais recente, já adotado em modelos como o Kardian, por exemplo.

Um dos pontos criticados, apesar de poucos, é a configuração de apenas quatro lugares no veículo, enquanto o concorrente da BYD traz uma versão para cinco ocupantes na nova linha 2025, o que pode prejudicar o Kwid na decisão para alguém que busca mais espaço.

O interior do novo Kwid E-Tech agora conta com um acabamento diferente, trazendo detalhes em tom azul metálico, além da cabine, que traz uma central multimídia de 10 polegadas, sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Movido por um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes, o novo carro elétrico é capaz de entregar 65 cv de potência. Além energia vinda de uma bateria de 27 kWh, garantindo uma autonomia de até 180 km, número que é bastante suficiente para o uso urbano diário, público-alvo principal da Renault com o lançamento.

Outro ponto positivo, se tratando de um elétrico, é a tecnologia de carregamento rápido, com potência que permite recarregar entre 20% e 80% em cerca de apenas 45 minutos, facilitando o uso em viagens curtas, sendo mais vantajoso ao motorista que depende de carregadores públicos.

Vantagens para a Renault

Com o lançamento da marca francesa, o Kwid E-Tech 2026 já chega estabelecido como uma opção importante e chamativa para quem busca ingressar no universo dos carros elétricos, com menores gastos e um investimento inicial mais acessível, buscando mais modernidade, tecnologia.

O lançamento do modelo novo é visto por analistas como uma estratégia da Renault de aumentar a democratização e o acesso à mobilidade elétrica no Brasil, mercado que cresce muito e gera cada vez mais interesse no público, esbarrando em outros desafios, como infraestrutura e altíssimos custos.

Hamilton x Alonso e Leclerc com problemas no freio: Veja o que marcou o GP de Singapura para a Ferrari

McLaren pode quebrar cinco recordes da F1 nesta temporada