Líder do campeonato da Fórmula 1 em 2025, com 324 pontos, o australiano Oscar Piastri passou por um final de semana ruim no Azerbaijão, terminando o circuito de Baku sem pontuar. Mesmo com o resultado ruim, seu companheiro de McLaren e concorrente direto ao título, Lando Norris, não foi bem, terminando apenas em sétimo lugar.
Falas de Piastri após a corrida
Em relação a corrida ruim, Piastri revelou que apesar dos muitos erros cometidos desde o começo até o final do circuito, precisarão ser corrigidos para o futuro, visando a conquista do título. “Se eu sentisse que a minha cabeça estava em um estado de espírito completamente diferente, seria mais fácil explicar, e também seria um problema para corrigir. Mas este fim de semana foi como qualquer outro. Infelizmente, houve muitos erros do início ao fim, todas as sessões foram confusas. Reparar isso é a prioridade para o futuro.” – disse o australiano. (Aspas retiradas do GE)
O australiano analisou alguns fatores que podem ter tido interferência direta em sua “não conclusão” do GP de Baku, que poderia ter marcado a conquista da McLaren do título dos construtores, em caso de um pódio duplo, falando de Piastri e Norris.
“Certamente não foi o meu melhor momento. Eu simplesmente antecipei demais a largada. Foi um erro bobo e simples, na verdade: não antecipei o ar sujo da maneira que deveria, entrei na curva muito rápido e foi isso. O nível de aderência era baixo, mas eu deveria saber disso. Simplesmente não tomei as decisões certas no momento certo.” – disse o piloto. (Aspas retiradas do GE)
Apesar de tudo, Oscar completou dizendo não estar preocupado para o seguimento do campeonato, já que não costuma cometer tantos erros, acreditando que a partir da próxima corrida estará ainda mais focado para conquistar seu objetivo.
“No final das contas, senti que o ritmo ainda foi bom neste fim de semana. É raro cometer tantos erros de execução, então estou focado em deixar isso para trás. Eu ficaria muito mais preocupado se esses erros tivessem ocorrido porque eu estava tentando compensar a falta de ritmo ou coisas assim.” – contou Piastri. (Aspas retiradas do GE)
Análise do chefe
Para finalizar a entrevista concedida após a prova, o chefe da equipe, Andrea Stella analisou o desempenho de Piastri, mas destacou que o que passou ficou para trás, com foco total na sequência do campeonato, ressaltando a solidez do piloto australiano, líder com 324 pontos, seguido por Lando Norris e Max Verstappen.
“A classificação de ontem não foi boa e hoje não conseguimos melhorar a situação. Na verdade, pioramos ainda mais as coisas com o acidente em que Oscar se envolveu. Foram erros atípicos de Oscar. Mas esperamos que todos tenham se acumulado neste evento e que agora tenhamos tranquilidade para o resto da temporada. Ele é provavelmente o piloto mais sólido e consistente, torcemos para que tenha sido um evento isolado para ele.”
Situação de momento
Piastri, como dito, segue na liderança, seguido de perto por Lando Norris, que perdeu a oportunidade de se aproximar ainda mais do companheiro, com Max Verstappen, tetracampeão e vencedor do GP de Baku, correndo por fora, mas ainda com chances de título nesta temporada.