Max Verstappen monta o seu piloto perfeito; Veja as escolhas do holandês

Em entrevista ao portal espanhol Mundo Deportivo, o tetracampeão da F1, Max Verstappen, definiu qual piloto, na visão dele, era o melhor em cada um dos atributos citados nas perguntas, também sendo questionado sobre quem é o melhor da história em sua opinião.

Classificações de Max Verstappen

De acordo com o GE, as perguntas foram realizadas sobre sete categorias, nas quais ele teria que classificar qual piloto ele considera o melhor em cada uma das citadas: Classificação, ritmo de corrida, inteligência, ultrapassagens, defesa, carisma e mentalidade competitiva.

Nos primeiros quesitos, o holandês não titubeou e escolheu o experiente Fernando Alonso e Charles Leclerc, um dos melhores pilotos da atualidade.

“Sempre considerei Charles Leclerc um piloto muito bom na classificação. Em ritmo de corrida, sempre gostei de ver o Fernando, mesmo no passado. Ele é um verdadeiro lutador. Eu gosto muito disso […] Inteligência? Eu sempre optaria pela experiência. Então escolheria Fernando Alonso pela experiência dele. Charles Leclerc também é bom em ultrapassagens.” – disse Verstappen ao Mundo Deportivo (Aspas retiradas do GE)

Verstappen ainda destacou Alonso nas categorias de defesa e mentalidade competitiva, já que compete com ele na F1 desde 2015, tirando os anos de 2019 e 2020 quando o espanhol disputou outras categorias antes de retornar à Formula 1.

Ao fim da entrevista, onde não quis citar o piloto mais carismático, afirmando que isso não fazia diferença para a F1, foi perguntado quem, na visão dele, é o melhor piloto da história da modalidade, porém se esquivou de citar nomes, apenas ressaltando as diferentes épocas do esporte.

“Para mim, é impossível dizer. Há tantos pilotos excelentes, de diferentes épocas. Acho mais importante simplesmente apreciar todos os bons pilotos que existiram.” – disse Max (Aspas retiradas do GE)

Verstappen ranqueando os melhores da história

O GE resgatou uma entrevista onde Max, em 2024, citou quem seriam os melhores da história na opinião dele, com o seguinte ranking:

1º Michael Schumacher – 2º Ayrton Senna – 3º Fernando Alonso – 4º Lewis Hamilton – 5º Juan Manuel Fangio.

Em outra entrevista concecida exclusivamente ao GE, Verstappen comentou sobre possíveis comparações entre ele e o ídolo brasileiro e mundial, Ayrton Senna, afirmando que são diferentes épocas e que, por isso, cada um tem seu estilo, sua forma de correr e de lidar com as situações de cada período do esporte.

Eu sempre acho que é difícil comparar pilotos. Temos que admirar cada um do seu jeito. Cada um tem seu estilo de pilotagem particular. Ayrton tinha o dele. Claro, podemos admirá-los, admirar o estilo de algumas pessoas, como eles correm, como se defendem. Mas não podemos esquecer que cada área do esporte, os carros, são muito diferentes. Vamos dizer que Ayrton pilotava de uma maneira nos anos 80 e 90, se ele pilotasse hoje tenho certeza de que ele pilotaria de um jeito um pouco diferente, porque é preciso se adaptar à nova geração de carros

Verstappen na atual temporada

Na atual temporada de 2025, Verstappen é o terceiro colocado do campeonato, com 230 pontos, relativamente longe dos dois primeiros colocados, que são Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, dependendo de uma combinação bastante complicada para conquistar o pentacampeonato da Fórmula 1.

Leclerc dispara sobre Ferrari: “Falta muito para alcançar a McLaren e RBR”

Presidente da F1 fala sobre situação do Catar e possibilidade de anulação do GP: “Estamos acompanhando a situação de perto”