Lando Norris assume a liderança da F1 após vencer GP do México, que contou com polêmicas e reclamações

O britânico Lando Norris, da McLaren, assumiu a tão sonhada liderança da Fórmula 1 neste domingo (26), vencendo o GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, superando o favoritismo de Max Verstappen, maior vencedor do circuito, que terminou em terceiro lugar ao fim da corrida.

Norris vence o GP do México

Norris, que liderou de ponta a ponta, assumiu a liderança após Piastri terminar novamente fora do pódio, desta vez na quinta posição, perdendo a primeira posição na classificação total e ainda diminuindo sua vantagem em relação ao holandês Verstappen, que terminou no pódio.

Neste momento, Norris lidera com 357, contra 356 do australiano Oscar Piastri, seguidos por Verstappen com 321., que apostava em um desempenho perfeito neste circuito para se aproximar mais da dupla da McLaren.

Polêmicas com Alonso, Russell e Hamilton

Algumas polêmicas tomaram o GP do México, principalmente em relação à primeira curva, onde aconteceram algumas ultrapassagens reclamadas pelos pilotos, principalmente por Hamilton, Alonso e Russell.

O bicampeão Fernando Alonso, da Aston Martin, perdeu três posições nas primeiras curvas, reclamando muito sobre a atitude dos companheiros e da falta de punição da FIA em relação a estas atitudes.

“Arrisquei forçar demais na primeira curva, até quase perder um pedaço da asa dianteira, como vimos, e no final, não adiantou. Perdi três posições porque as pessoas erraram as três primeiras curvas.” – disse Fernando Alonso. (Aspas retiradas do GE)

Outro que ficou irritado com a mesma situação de Alonso, foi George Russell, da Mercedes. Ele destacou que ficou frustrado e que essas atitudes acabam prejudicando os pilotos que correm de forma justa, além de citar a recorrência do ocorrido no circuito do México.

“Foi difícil entender como três pilotos podem simplesmente cortar a curva 1 e continuar. Isso pune os pilotos que pilotaram de forma justa; se você pode arriscar tudo sem nenhuma desvantagem, é isso que os pilotos vão fazer, e esse sempre foi o caso aqui no México. Fiquei frustrado.” – disse Russell. (Aspas retiradas do GE)

O mais prejudicado nas primeiras voltas foi Lewis Hamilton, que na sexta volta tentou ultrapassar Max Verstappen, sendo punido com 10 segundos, reclamando muito da punição que o levou para a oitava posição. A corrida ainda marcou um ano da Ferrari sem vencer uma corrida.

Pontuação de Gabriel Bortoleto

Uma boa notícia para nós brasileiros foi a pontuação de Gabriel Bortoleto. O jovem largou em 16º, tendo boa saída e chegando a terminar a corrida em 10º, pontuando mais uma vez na temporada, em um circuito muito bom do brasileiro.

“Foi uma boa corrida, um início bem sólido em 16º. Tive uma boa largada, ultrapassei uns carros e, na pista, consegui ultrapassar Isack Hadjar, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda…então sim, definitivamente foi muito bom. Um grande resultado, estou muito feliz pela equipe e por mim, pelo ponto.” – disse Gabriel. (Aspas retiradas do GE)

Próximo Circuito no Brasil

Agora, o próximo GP é no Brasil, no Autódromo de Interlagos, se confirmando como um dos mais importantes da temporada, podendo distanciar Norris de Piastri, que pode tentar uma retomada nesta reta final, e Verstappen, que pode voltar com tudo em uma forte briga pelo título. O circuito de Interlagos, em São Paulo, acontecerá no dia 9 de novembro.

Entenda o porquê proprietários de BYD estão se queixando dos preços de revisão

Veja o capacete especial de Max Verstappen para o GP de Interlagos: “Esse é para vocês”