O governo estadual do Rio de Janeiro anunciou, em publicação nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro de 2025, o cronograma oficial de pagamentos do IPVA 2026. Além disso, a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), detalhou prazos e uma nova forma de emissão do documento de arrecadação do imposto.
Tendo isso em vista, os proprietários de veículos devem ficar atentos para evitar multas, juros ou problemas no licenciamento. A seguir, veja o que mudou, como fazer o pagamento e as principais dicas para quem circula com veículo no estado.
Como será o pagamento em 2026?
O imposto pode ser quitado à vista, de uma vez só (cota única) com desconto de 3%. Além disso, também é possível parcelar o valor em até três vezes iguais, porém sem desconto.
O calendário de vencimento para diferentes veículos, segue uma lógica de acordo com o final da placa do veículo. Veja as datas:
- Placas com final 0: 1ª parcela (ou cota única) em 21 de janeiro, 2ª em 20 de fevereiro, 3ª em 23 de março.
- Final 1: 22/jan · 23/fev · 26/mar
- Final 2: 23/jan · 24/fev · 27/mar
- Final 3: 26/jan · 25/fev · 30/mar
- Final 4: 27/jan · 26/fev · 31/mar
- Final 5: 28/jan · 27/fev · 1º/abr
- Final 6: 29/jan · 2/mar · 6/abr
- Final 7: 30/jan · 3/mar · 7/abr
- Final 8: 2/fev · 4/mar · 8/abr
- Final 9: 3/fev · 6/mar · 9/abr
Para completar o processo de pagamento, o contribuinte deverá emitir o documento de arrecadação, DARJ, diretamente pelo site oficial da Sefaz-RJ. Ao acessar, é necessário informar o número do registro do veículo, chamado Renavam.
O pagamento pode ser feito via PIX ou por código de barras nos bancos credenciados (Bradesco, Itaú, Santander ou Sicoob). Caso opte pelo PIX, é importante confirmar se os dados do favorecido estão corretos, com todas as informações estando no site.
O valor do IPVA é calculado com base no valor venal, ou seja, uma estimativa do preço de mercado, geralmente definida pela tabela de referência nacional. As alíquotas (valor fixo acrescido em relação a um tributo) aplicadas no Rio para 2026 seguem as seguintes regras:
- 4% para automóveis de passeio flex/comuns;
- 2% para motocicletas;
- 1,5% para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV);
- 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica;
Cuidados que o motorista deve ter para o pagamento do IPVA
Atenção ao site oficial
A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro) alerta que o DARJ deve ser emitido apenas pelo site oficial, digitando o endereço diretamente no seu navegador, com o objetivo de evitar golpes e sites falsos.
Regularidade para licenciamento
Para que o veículo seja licenciado e possa circular legalmente em 2026, será necessário que o IPVA esteja quitado. Portanto, é importante que se atente às datas, e assim, quem deixar de pagar ou atrasar poderá ter problemas para obter o documento obrigatório de circulação.
Parcelamento e orçamento
O ato de ;parcelar pode ajudar no planejamento financeiro, mesmo com o desconto em caso de optar pela cota única. Avalie o seu orçamento antes de decidir, sempre se atentando às parcelas, em caso desta escolha.
