Em circuito que acabou com a vitória de George Russell, da Mercedes, Singapura não teve nenhum piloto da Ferrari no pódio, apesar de Lewis Hamilton e Charles Leclerc terem se envolvido em algumas “polêmicas” após a corrida, que aconteceu no último domingo (5).
Hamilton x Alonso
Começando pela situação envolvendo Hamilton e Fernando Alonso, da Aston Martin, onde o piloto espanhol reclamou muito do fato do britânico da Ferrari ter realizado as últimas voltas da corrida sem os freios, realizando muitas críticas a atitude de Lewis no rádio com sua equipe.
“Não acredito nessa p…, não acredito nessa p…, não acredito nessa p… É seguro dirigir sem freios? Você não pode pilotar assim. Eu deveria estar na p… do sétimo lugar. Não respeitou as bandeiras vermelhas ontem (na corrida classificatória) e hoje eles (se referindo a Ferrari) têm a pista livre para eles.” -desabafou Fernando Alonso, no rádio.
Em resposta às palavras de Alonso, Lewis Hamilton fez uma publicação provocativa, ironizando as frases ditas pelo espanhol. Ele publicou uma foto de um personagem de um seriado norte-americano, Victor Meldrew, que tem como bordão a frase: “I don’t believe it”, que Fernando repetiu algumas vezes no rádio. Junto da foto, Hamilton escreveu a frase: “18 years of..”, traduzindo como “18 anos disso”.
Críticas de Leclerc a Ferrari
O outro piloto da Ferrari, Charles Leclerc, que vive uma temporada até melhor que Lewis Hamilton em questão de desempenho, deu algumas declarações sobre a dificuldade da corrida e da diferença de carros entre a Ferrari e as líderes do campeonato.
Primeiramente, ele falou sobre a administração dos freios, a partir da oitava volta, que prejudicou bastante a sequência do monegasco. “Da volta 8 em diante, tudo se resumia a administrar os freios. Acho que todo mundo precisa administrá-los até certo ponto em uma pista como esta. Mas acho que estávamos em pior situação que os outros. Resumindo, nossa corrida foi realmente difícil.” – disse Charles Leclerc. (Aspas retiradas do GE).
Seguindo com a comparação entre a Ferrari e as outras equipes, Leclerc declarou que os italinaos estão muito atrás dos concorrentes, como a McLaren, que garantiu mais uma vez o troféu dos construtores, a RBR, que cresceu na temporada 2025 e a própria Mercedes, que traz dois pilotos consistentes.
“Infelizmente, não temos carro para brigar com os caras da frente. A McLaren mantém a mesma vantagem sobre nós; a RBR deu um passo à frente desde Monza e chegou ao mesmo nível da McLaren. Agora a Mercedes também está no mesmo nível. Aí, tem a gente. Não é fácil. No momento, parece que somos passageiros no carro e não conseguimos tirar muito mais proveito dele. O cenário que vimos no fim de semana será o mesmo do resto da temporada.” – criticou Leclerc, piloto da Ferrari. (Aspas retiradas do GE)
Situação da temporada
Após o GP de Singapura, a briga pelo título ficou ainda mais afunilada entre Piastri e Norris, da McLaren, com o tetracampeão Max Verstappen correndo por fora, muito por conta de não ter conseguido vencer a corrida em Marina Bay. Agora, o próximo GP a ser disputado será em Austin, nos Estados Unidos, no dia 19 de outubro.