Entenda qual o melhor tipo de combustível para o seu carro!

Uma grande dúvida que vive na mente de todos os motorista é: Qual o melhor tipo de combustível para o meu carro? Aqui você fica por dentro e descobre tudo que precisa saber para responder esta dúvida, com respostas sobre diversas características do veículo e as diferenças entre os tipos de combustível que os postos oferecem.

Diferenças básicas entre os tipos de combustível (Comum, Premium e Aditivada)

Gasolina Comum

Começando pela gasolina comum ou “normal”, aqui no Brasil, ela reúne a mistura de etanol anidro,
não trazendo aditivos específicos para limpeza de motor ou injetores, além dos mínimos exigidos. A gasolina comum é adequada para a maioria dos veículos de uso cotidiano cujo motor foi dimensionado para esse padrão de combustível.

Gasolina Aditivada

A chamada gasolina aditivada traz, em sua maioria, a mesma base de octanagem da gasolina comum, porém conta com adicionais de detergentes, para que o sistema de alimentação se mantenha mais limpo, impedindo, ou ao menos reduzindo, a formação de bloqueios e algumas impurezas nos filtros e válvulas, que podem atrapalhar o funcionamento do veículo.

Vale destacar que o “ganho” da gasolina aditivada não está em ter mais “potência” no carro, e sim em questão de limpeza e durabilidade, oferecendo uma manutenção mais tranquila.

Gasolina Premium

A gasolina premium se diferencia da comum e da aditivada por trazer uma octanagem superior em relação às outras duas apresentadas. Com isso, oferece uma maior resistência ao motor, e em muitos casos, traz um teor mais baixo de enxofre e mais estabilidade química.

Esse tipo de combustível é indicado principalmente para veículos com alto desempenho, que possuem motores previamente projetados para octanagens elevadas. Em motores “comuns”, o benefício da gasolina premium pode ser muito reduzido ou, em muita vezes, até imperceptível.

Qual o melhor tipo de combustível para diferentes necessidades?

Se o seu carro é focado para uso diário, com um motor simples, e você costuma realizar viagens curtas ou uso urbano cotidiano, a gasolina comum atende a sua demanda com tranquilidade.

Caso você tenha uma alta quilometragem, possua motor flex ou tenha mesmo longos períodos de veículo sem uso, a aditivada pode trazer vantagens importantes, como evitar bloqueios em filtros, manter a eficiência e a limpeza, reduzindo problemas de manutenção.

Se você tem um veículo modificado, com motor turbo ou esportivo, que possuem alta taxa de compressão, a gasolina premium pode ser a mais recomendada, tanto para melhorar o desempenho quanto para proteção da qualidade do motor. Caso o seu carro não tenha essas especificações, o custo a mais pode não trazer um retorno tão perceptível.

Aspectos técnicos citados que explicam os benefícios

A octanagem, por exemplo, se trata de medir a resistência do combustível. Quanto maior a octanagem, mais o combustível aguenta a compressão do motor. Por isso que motores de alta taxa de compressão exigem isso, como a gasolina premium, e motores simples nem sempre chegam nesse limite, podendo contar com gasolina comum ou aditivada.

Os aditivos de detergente ou dispersantes, citados na gasolina aditivada, possuem uma química extra em relação a comum, com a intenção de manter o sistema do motor limpo, principalmente as válvulas e filtros, contando com uma queima mais homogênea, com menos resíduos carboníferos e assim, precisando de uma manutenção menos frequente.

GP de Austin: Vertsappen vence, Piastri vacila e Bortoleto termina em 18º