Chefe da Sauber se diz impressionado com Bortoleto: “Mentalidade de campeão”

Em exclusiva concedida ao Globo Esporte, o britânico Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, falou sobre o jovem piloto brasileiro de sua equipe: Gabriel Bortoleto.

No início, Jonathan se mostrou impressionado com Gabriel, tanto pelo seu comportamento quanto pela sua visão competitiva, a qual ele comparou com a de grandes campeões da Fórmula 1. “Ele tem uma mentalidade como a destes campeões, uma grande ética de trabalho e desejo de conseguir o melhor de todos ao redor dele, de cada mecânico, engenheiro. Sua sede de conhecimento e ser sua melhor versão sempre é algo impressionante.”- contou Jonathan. (Aspas retiradas do GE)

Ainda por conta da sua pouca idade e por estar na sua primeira temporada na F1, o chefe evitou comparar o brasileiro diretamente a outros pilotos, dizendo que se manter o nível atual e o foco que possui, tem tudo para ser uma das grandes figuras do automobilismo.

“A comparação em si eu ainda tento evitar, porque é tão difícil comparar diferentes épocas com diferentes pilotos. Veja o quão completo um piloto entra na F1 agora. Cada carro que eles pilotam no caminho é incrivelmente bem desenvolvido. Mas olha o quão grande é um time de F1. Você passa para esta equipe e precisa entregar resultados. Você tem que performar neste alto nível. Todos os olhos estão em você. E ele acabou de chegar e já se adaptou para isso, administra a pressão e, sim, ele só tem 20 anos. É incrivelmente impressionante.”- disse Wheatley (Aspas retiradas do GE)

Para ele, o diferencial dos campeões é se reinventar ano após ano, se tornando cada vez mais fortes, ultrpassando os obstáculos naturais que o alto nível de competição traz, ainda mais em um campeonato tão nivelado quanto a Fórmula 1.

“Esses campeões são pilotos incríveis: eles se tornam mais fortes a cada ano. E a cada passo da sua carreira. Então, depois da primeira vez que eles ganham uma corrida, eles se tornam mais fortes. É claro que todos eles sabem que podem ganhar uma corrida, mas até que eles façam isso, é diferente. E com o Gabriel vimos isso. Agora ele sabe que pode pontuar na F1. Então agora é dar o próximo passo. E com certeza vai alcançar cada um dos próximos passos.”- disse o britânico. (Aspas retiradas do GE)

Para finalizar, Wheatley comentou sobre a dupla formada por Bortoleto e Hulkenberg, que misturam experiência e juventude, com um ensinando ao outro todos os dias, com Nico sendo uma espécie de mentor a Gabriel, como destacou o chefe da equipe formada pelos dois pilotos.

“Nossa dupla de pilotos é fantástica, eles genuinamente têm uma amizade. O Nico é muito bom para o Gabriel (Bortoleto), porque ele está lá, ele é muito experiente e muito rápido. Então, o Gabriel tem essa ótima oportunidade de aprender com alguém que é genuinamente aberto sobre tudo, tem uma colaboração que é ótima. E para o Gabriel, é como se ele tivesse esse mentor, sabe? É alguém com quem ele se encaixa bem. É uma ótima posição para estar, como chefe desta equipe, time, tendo pilotos deste calibre que se encaixam.” – disse o chefe da Sauber. (Aspas retiradas do GE)

Verstappen reconhece dificuldade, mas segue em busca do pentacampeonato: “Buscar fazer o melhor sempre”

McLaren chega a valor de R$ 21,8 bilhões após venda de percentual da divisão esportiva