Em entrevista ao podcast Off Track, dos apresentadores James Hinchcliffe e Alexander Rossi, na última quarta-feira (3), Dan Towriss revelou que o piloto norte-americano Colton Herta estará na Fórmula 2, na temporada 2026.
Colton Herta na F2
Já confirmado anteriormente como piloto reserva da Cadillac para a Fórmula 1 na próxima temporada, que marcará a estreia da equipe na modalidade, Colton está confirmado na F2, porém ainda sem time definido, pelo menos analisando as informações que vieram à público até este momento.
Campeão da IndyCar em 2024, o jovem piloto de 25 anos está prestes a realizar o sonho de estar na Fórmula, como revelou o próprio Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, empresa que é dona da Cadillac F1, que também ressaltou a dificuldade da elite do automobilismo e pediu calma com Colton.
“Tivemos a sorte de manter Colton na equipe Andretti na IndyCar. Agora, ele vai perseguir o sonho dele na F1 e, para isso, vai correr um risco bem grande. Está deixando a Indy. Não vai direto à F1. Existe o papel de piloto de testes/desenvolvimento e ele vai para a Fórmula 2″ – explicou Dan, ao podcast Off Track.
Expectativas para Colton em 2026
Contando com muitos pilotos experientes, além dos jovens que chegam extremamente preparados, como o próprio Gabriel Bortoleto, brasileiro da Sauber, a Fórmula 1 é um patamar diferente de qualquer competição de automobilismo. Towriss destacou o que ele enxerga como principais diferenças entre a IndyCar e a divisão de elite do esporte.
“Ele vai conhecer os circuitos, aprender sobre os pneus… Pneus são uma parte importante disso. Muito diferente da Indy nesse aspecto. Então, não poderia estar mais orgulhoso de Colton por estar disposto a correr risco, seguir o sonho” – disse o CEO da TWG Motorsports.
Inclusive, o cartola relembrou quando, quatro anos atrás, Herta esteve em um simulador, na Suíça, no qual teve um tempo melhor que os dois titulares da Sauber na época, quando Dan estava de olho na aquisição da equipe. “O Colton foi à Suíça em um simulador e, em menos de uma hora, já estava mais rápido que os dois pilotos de F1 da equipe naquela época (Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi).”
Exaltando e freando as altas expectativas com Colton, o chefão da Cadillac também relembrou uma situação em 2023, quando a Red Bull buscou tratativas com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para que conseguisse uma brecha no sistema de pontuação para inscrever o piloto para a Racing Bulls, time B da equipe.
“Isso trouxe oportunidades, é claro, tinha um entusiasmo ao longo do caminho, e acabou construindo um histórico real de trabalho que nem todos conhecem na F1, em relação a alguns testes que fez. Inclusive, até despertou o interesse da Red Bull naquela época.” – relembrou Dan.
Cadillac na F1 em 2026
Anunciada oficialmente na próxima temporada da Fórmula 1, a Cadillac F1, que pertence a TWG Motorsports, terá os experientes Sérgio Perez e Valtteri Bottas, de 35 e 36 anos, respectivamente. Colton, como dito anteriormente e confirmado por Dan, será o piloto reserva e de testes para desenvolvimento da equipe, ainda sem a pontuação para a superliçença da elite do automobilismo, faltando 5 pontos neste momento (35/40).