A temporada de 2025 da Fórmula 1 marcará um momento emblemático para o Brasil: Depois de oito anos sem pilotos brasileiros no grid, o país volta a contar com um representante, Gabriel Bortoleto, que fará a sua estreia no GP de sua casa.
O jovem de 21 anos será o 28º piloto brasileiro a participar do GP do Brasil. Os dados históricos e os retrospectos, em levantamento do ge.globo, mostraram que a estreia em solo nacional costuma trazer desafios, com poucos resultados positivos.
O grande feito de Emerson Fittipaldi
Na primeira corrida oficial da Fórmula 1 no Brasil, em 1973, o vencedor foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, que já era campeão mundial em 1972.
Em um dia memorável, Fittipaldi largou em segundo, ultrapassou Ronnie Peterson logo no início e confirmou a vitória em Interlagos, em meio a uma grande festa das arquibancadas, com direito à músicas e homenagens ao piloto.
Algo que torna esse feito ainda mais expressivo é que nenhum outro piloto brasileiro conseguiu pontuar em sua estreia no GP do Brasil, entre todos os 27 que já correram em casa antes de Bortoleto, apenas Fittipaldi iniciou com pontos, ainda mais especial por ter sido com a vitória.
Retrospecto complicado dos brasileiros e expectativas para Bortoleto
Falando sobre o complicado retrospecto, entre os 27 brasileiros que estrearam no GP do Brasil antes de 2025, 18 não conseguiram concluir a sua primeira corrida dentro casa, número que representa mais de 65%. Entre os mais marcantes estão:
Nelson Piquet, que viria a ser tricampeão mundial da F1, estreou em 1979 largando em 22º, e precisou abandonar a corrida após um toque com Clay Regazzoni.
Considerado por muitos como o maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna estreou no Brasil em 1984, na equipe da Toleman, largando na 16ª posição, rodando logo nas primeiras voltas em Jacarepaguá, onde o circuito era disputado naquela época.
O emblemático Rubens Barrichello estreou em 1993, também não conseguiu completar a sua primeira prova em casa. Mesmo com uma boa largada após uma série de abandonos, Rubinho acabou sofrendo com uma pane no câmbio na 15ª volta, precisando abandonar a corrida em sua estreia no Brasil.
Felipe Massa, último piloto brasileiro do grid antes de Bortoleto, correu pela primeira vez no Brasil em 2002, largando bem (12º), mas rodou e abandonou no GP de Interlagos já na reta final do circuito.
Gabriel Bortoleto fará a sua estreia no GP de São Paulo neste ano de 2025, em Interlagos, embalado após pontuar no GP do México, se mostrando cada vez mais maduro nesta sua primeira temporada. O jovem será o 28º brasileiro a correr em solo nacional.
O que está em jogo no GP de Interlagos em 2025?
Para Bortoleto e para o Brasil, 2025 representa uma oportunidade especial, além de melhorar o retrospecto, fazer uma grande corrida dentro de casa, podendo pontuar e ser celebrado em casa pelo público, que irá lotar o Autódromo de Interlagos.
Porém, a grande atenção do GP de Interlagos será para Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen, já que os dois da McLaren estão um pouco à frente, mas em caso de vitória do tetracampeão consecutivo, a disputa pode ficar ainda mais acirrada.
