Verstappen avalia qual foi o principal deslize na temporada 2025

O atual tetracampeão da F1, Max Verstappen, vive neste momento uma temporada com alguns altos e baixos, que provavelmente são responsáveis pela iminente perda do título por parte do holandês, que apesar de ensaiar uma arracanda na reta final, viu Lando Norris se distanciar na liderança com duas vitórias consecutivas.

Verstappen relembra erro na Espanha

Entre alguns erros cometidos na temporada, algo incomum para Verstappen, que se destaca pela sua constância em toda a carreira, o holandês relembrou o que para ele foi o princiapl deles, no GP da Espanha, realizado em Barcelona. Na ocasião, Max quase foi suspenso após receber 10 segundos de punição e mais 3 pontos na Superliga, chegando em 11/12 para ser suspenso.

“Foi um erro da minha parte. Aprendi com ele. Esses momentos não vão se repetir mesmo que estejamos em uma situação semelhante com o carro. São pequenas coisas com as quais se aprende, mas, no geral, em termos de desempenho, a temporada foi absolutamente boa.” – disse o tetracampeão em entrevista a um veículo da Holanda. (Aspas retiradas do GE)

No deslize citado, Verstappen se envolveu em uma pequena desavença com Russell. Em plano de corrida adotado pelo piloto da RBR, ele realizou três paradas e após algumas ultrapassagens, envolvendo também Leclerc, da Ferrari, Max acabou colidindo com Russell, fato que gerou a punição citada acima, em pontos e segundos na corrida de Barcelona.

“Aquela manobra em si, e todo o incidente, não foi boa. Mas isso se deve ao fato de eu me importar muito. Eu poderia ter pensado: “Este carro não está funcionando mesmo, vou deixar quieto”. Mas não consigo sair do carro sabendo que não dei tudo de mim. Fico com raiva de mim mesmo, não consigo dirigir a 80%. Por isso fiquei tão irritado em Barcelona; primeiro com o que aconteceu na relargada, e quando me mandaram devolver a posição.” – relembrou Max Verstappen, sobre o GP de Barcelona. (Aspas retiradas do GE)

Situação atual de Max Verstappen na temporada

No atual momento da temporada, Verstappen é o terceiro colocado geral, tendo diminuído consideravelmente a sua diferença para Oscar Piastri, que foi líder por muito tempo e acabou deixando a ponta escapar, e Lando Norris, que vêm numa crescente nesta reta final da temporada, assumindo a primeira colocação e se tornando o grande favorito ao título.

Quando estava em uma curva crescente e se aproximando cada vez mais da dupla da McLaren, Verstappen concedeu entrevista coletiva quando faltavam sete corridas para o fim. Agora, faltando três, o que o holandês disse acabou de certa forma se confirmando, já que mesmo tirando uma boa diferença, ainda resta uma quantidade considerável de pontos, mesmo que matematicamente ainda seja tudo possível neste fim de 2025.

“Eu não dependo da esperança, mas faltam sete etapas e 69 pontos é muita coisa. Então, não penso nisso, apenas sigo corrida a corrida, como venho fazendo a temporada inteira: tentando dar o nosso melhor, somar o máximo de pontos possível. E depois de Abu Dhabi, saberemos.” – disse Verstappen. (Aspas retiradas do Terra)

Isack Hadjar pode ser o novo companheiro de Max Verstappen na temporada 2026