Entenda o porquê proprietários de BYD estão se queixando dos preços de revisão

A BYD, marca que têm crescido espaço no mercado nacional de veículos elétricos e híbridos, observa os usuários de seus veículos se queixando por conta das revisões, que segundo eles, valores cobrados nas concessionárias brasileiras. Reconhecida pelo seu grande investimento em tecnologia e crescimento no mercado brasileiro, agora está precisando se atentar às reclamações dos clientes e consumidores dos seus produtos, muito pela diferença entre os valores oficialmente sugeridos de revisão e os custos colocados em prática por algumas lojas especializadas.

Levantamento e relatos no Portal Auto Esporte

Segundo levantamento publicado pelo portal Auto Esporte, do G1, um cliente não identificado reinvidicou uma situação onde lhe foi cobrado um valor de quase R$300 a mais do que o preço recomendado pela tabela. A revisão em questão era a primeira, feita com 12 mil km ou um ano de uso do veículo.

“Ficaram de me enviar a nota por e-mail, mas me cobraram sem fazer nada a mais. Questionei os valores do site e o consultor me disse que os valores são sugeridos, mas que cada concessionária pode aplicar os valores que quiserem. Consultei uma outra rede e o valor também estava acima da tabela. Fiquei indignado. Estou em um grupo com outros proprietários e disseram que em algumas cobram os valores do site, mas que outras não.” – relatou o consumidor. (Aspas retiradas do Portal Auto Esporte)

Outro cliente ouvido pelo Portal Auto Esporte relatou que observou entre o que viu em casa e na loja, uma diferença de preço de R$375, reclamando na própria concessonária onde foi feita a revisão, a qual ele fez junto de um alinhamento e balanceamento, contando também qual foi a resposta da loja sobre o valor sugerido e o valor cobrado.

“Vi que o preço no site era na casa dos R$ 920. Chegando à concessionária Vitória Motors, me passaram o preço de R$ 1.295. Reclamei, mas me disseram que o que está no site é apenas sugestão e que o preço quem passa é a concessionária. Ainda paguei um alinhamento e balanceamento de R$ 300 que achei muito caro, mas disseram que era específico do modelo” – disse outro cliente ouvido pelo Auto Esporte.

Relatos e respostas no Reclame Aqui

No famoso portal de reclamações “Reclame Aqui”, são vistos registros que acusam a BYD de permitir ou tolerar que as concessonárias responsáveis por estas revisões apliquem estes preços considerados abusivos pelos consumidores, mesmo que a tabela da fabricante indique valores sugeridos ou preços fixos. Para trazer outro exemplo, uma queixa de um cliente diz: “Levei meu Song Plus e o valor da revisão ficou em R$ 1.472, sendo R$ 520 somente de mão de obra para um veículo com sete meses de uso”.

Do ponto de vista da marca, a BYD argumenta que os preços cobrados pelas revisões são preços públicos sugeridos, chamados de PPS, variando conforme região, de acordo com os impostos aplicáveis. Em resposta publicada na própria plataforma do “Reclame Aqui”, a marca reafirma em comentário que “os preços indicados são válidos em todo o território nacional até determinada data” e que podem sofrer ajustes.

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