O holandês Max Verstappen chega ao GP do México de Fórmula 1, no Autódromo Hermanos Rodríguez, com a missão de se colocar ainda mais como candidato à uma histórica virada no campeonato desta temporada, ainda mais em circuito no qual ele é recordista, com cinco vitórias, númeor que apenas ele possui.
Disputa pelo título e histórico de Verstappen no México
A disputa pelo título da temporada segue acirrada, com Oscar Piastri e Lando Norris, a dupla da McLaren, ainda à frente do tetracampeão, porém as últimas corridas mostraram uma oscilação perigosa para o líder australiano, mesmo que Norris tenha se mantido no pódio em algumas oportunidade.
A vantagem de Oscar Piastri, que já foi de 100 pontos, hoje está em 40, número alto para a quantidade de corridas restantes, porém alcançável quando se enxerga que o adversário em questão é o atual tetracampeão consecutivo da categoria.
O circuito do México acontece no Autódromo Hermanos Rodríguez, que se encontra localizado a cerca de 2.285 metros de altitude, trazendo desafios como menos densidade do ar, maior estresse exercido sobre motor e freios, além da adaptabilidade de carro e piloto, algo que costuma acontecer e ser “reclamado” em diversos esportes quando são praticados nestas condições.
O histórico de Verstappen no México é algo a ser destacado e levado em conta, principalmente tendo em vista a necessidade de um resultado positivo neste fim de semana. No circuito em questão, o holandês venceu nas temporadas de 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023. Se aliar este histórico positivo com o momento bom e o crescimento da própria RBR nas últimas corridas, Max pode confirmar o favoritismo e em caso de uma corrida ruim de Piastri e Norris, colar ainda mais na briga pelo título.
Entrevistas e falas recentes de Max Verstappen
Em relação a uma virada histórica, o próprio Verstappen reconheceu publicamente que, após um período de baixo rendimento quando comparado a outras temporadas, as melhoras realizadas pela RBR e a confiança conquistada com os resultados recentes têm sido essenciais nesta arrancada, que pode acabar em um pentacampeonato, com apenas 28 anos de idade.
“Eu sei que nós precisamos ser perfeitos até o fim para termos uma chance, então é nisso que precisamos focar. E não sei, é como eu disse antes, é superpróximo, só a atenção ao detalhe vai fazer a diferença. […] Em alguns finais de semana é melhor do que em outros, mas em geral a abordagem tem sido bem mais direta nas últimas corridas quando comparada a antes. Isso é o que temos que tentar extrair em todos os fins de semana.” – disse Verstappen, após vencer o GP de Austin, nos Estados Unidos. (Aspas retiradas do GE)
Em entrevista coletiva recente após a vitória em Austin, citadas aqui no Guia do Motorista, o próprio afirmou que se algúem “previa a sua volta por cima”, estaria sendo “um idiota”, declaração que de certa forma, joga o peso da corrida para o lado dos líderes, Piastri e Norris.
Cronograma do GP do México
Os dois treinos livres acontecem na sexta-feira (24), com o primeiro sendo às 15h30 e o segundo às 19h, no horário de Brasília. No sábado (25), o terceiro treino livre acontece às 14h30, com a classificatória marcada para 18h. No domingo (26), a grande corrida a partir das 17h.
