No último domingo (19), o tetracampeão Max Verstappen, da RBR, conseguiu uma corrida praticamente perfeita no GP de Austin, nos Estados Unidos, se mantendo mais que vivo na briga pelo título de 2025. O holandês largou na pole-position, e continuou liderando durante todas as voltas da prova, concluindo o circuito com uma grande vantagem em relação aos adversários.
Falando sobre o único brasileiro do grid, Gabriel Bortoleto, da Sauber, não teve um fim de semana muito alegre, como foi em outros circuitos nos quais correu durante esta temporada, terminando apenas na 18º posição, estando fora da zona de pontuação.
Verstappen de volta à briga e McLaren oscilando na reta final
Neste momento, Max Verstappen diminuiu sua desvantagem no campeonato para 40 pontos em relação ao líder Oscar Piastri, da McLaren, também se aproximando do vice-líder Lando Norris, que ainda está há 26 pontos na frente do tetracampeão.
Além disso, foi a sétima vitória de Verstappen em GPs realizados nos Estados Unidos, se tornando o maior da história no quesito. E na tão disputada briga pelo título, que parecia longe para ele, somou 119 dos 133 pontos disputados nas últimas cinco corridas.
Em segundo lugar ficou o britânico Lando Norris, da McLaren, que teve uma corrida de recuperação após perder posição logo nas voltas iniciais para o monegasco Charles Leclerc, mas conseguiu ultrapassar o piloto da Ferrari nas voltas finais e garantir o segundo lugar em Austin, com Leclerc completando o pódio em terceiro lugar, com a equipe italiana voltando a colocar um piloto no pódio nesta temporada.
O destaque negativo talvez seja Oscar Piastri, que viu Norris e Verstappen se aproximarem cada vez mais na classificação geral. O britânico teve um desempenho discreto nos Estados Unidos, assim como em corridas recentes, terminando apenas no quinto lugar.
O que deu errado para Bortoleto e a Sauber em Austin?
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou na 16ª posição e até teve um início de prova promissor, onde ganhou algumas posições antes da sua parada, com uma estratégia alternativa feita pela Sauber, caindo de ritmo e rendimento nas voltas finais, concluindo a corrida em 18º lugar.
Por não ter pontuado, o fim de semana foi, de certa forma, frustrante para o jovem e muito promissor piloto brasileiro, já que ele vinha com resultados oscilantes na temporada, normais para uma temporada de estreia. Em relação ao desempenho no domingo, Gabriel comentou quais complicações enxergou neste circuito, avaliando também o que poderia ter sido diferente para ele e a Sauber.
“Acho que perdemos um par de oportunidades, no safety car virtual poderíamos ter feito um pouquinho diferente. De qualquer forma, quando você está começando do fundo (do grid) é difícil abrir caminho, especialmente quando você está um pouco travado atrás de outros carros. É bem difícil de ultrapassar, há muitas seções de alta velocidade aqui e quando você chega na reta, está sem pneu.” – disse Bortoleto (Aspas retiradas do GE)
Pensando na Sauber como time, o grande ponto positivo foi o companheiro de Gabriel, Nico Hülkenberg, que conquistou o oitavo lugar, somando 4 pontos importantes e ajudando a equipe a superar a marca no ano de 2022.