Charles Leclerc, um dos pilotos da Ferrari na Fórmula 1, deu uma declaração um “pouco polêmica” que vê como improvável que sua equipe conquiste o título nesta temporada de 2025.
Superioridade dos adversários
Em entrevista recente, ele destacou a superioridade da McLaren nas condições do campeonato, além do déficit técnico da Ferrari atualmente comparada a adversários como McLaren e Red Bull, líderes da Fórmula 1 na temporada, ainda admitindo que será necessário um grande esforço para arrancar uma vitória antes do fim do ano, que ainda restam 7 corridas.
Além disso, ele observa que, mesmo com a Ferrari ainda estando melhor em alguns aspectos do que outras rivais abaixo no grid, o carro desta temporada de 2025, o SF-25, têm mostrado inconsistências durante os circuitos deste ano.
O piloto afirmou que a equipe está atrás tanto na questão de aerodinâmica quanto no handling, que representa o manejo e a aderência, o que dificulta uma execução de manobras mais agressivas ou estratégicas necessárias para brigar pelas vitórias.
“Infelizmente a McLaren também é muito forte quando está calor. Contra a Mercedes, acho que temos chances nessas corridas. No entanto, em comparação com a McLaren, não acho que teremos vantagem. Mas nunca diga nunca. Talvez outra oportunidade seja em Las Vegas, onde as coisas às vezes são muito estranhas na pista; o gerenciamento dos pneus e tudo mais podem ser muito importantes. Pode haver uma oportunidade, mas muito pequena.” – disse Charles Leclerc (Aspas retiradas do GE)
Resultados em 2025 e olhares para o futuro
Apesar da pouca expectativa, o piloto monegasco possui registrou alguns bons resultados em 2025, temporada na qual ele classificou como abaixo dele e da equipe. Ele conquistou várias posições de pódio entre alguns quartos, segundos e terceiros lugares, mas até o momento não houve uma chance clara para ameaçar consistentemente a vitória.
A equipe da Ferrari, composta pelos pilotos Leclerc e Hamilton, também demonstrou alguns sinais de melhora em diferentes ocasiões, principalmente nos treinos classificatórios e em corridas com condições mais difíceis que o padrão. Como o próprio destacou, a Ferrari sempre tem o objetivo de disputar o topo, não apenas lugares de pódio, como têm sido em 2025.
“Na Ferrari, você sempre tem como objetivo voltar ao topo e não lutar pelo segundo, terceiro ou quarto lugar no campeonato de construtores. Não é isso que queremos. Não estamos felizes e temos que melhorar. Isso está muito claro para todos os membros da equipe.” (Aspas retiradas do GE)
Leclerc ainda afirmou que não perderá a motivação, mas ao mesmo tempo que saber o que está acontecendo de errado, junto de sua equipe, para que possam resolver e voltar ainda mais competitivos para a próxima temporada.
“Se eu soubesse exatamente em que área estamos falhando, seria fácil resolver, mas não é tão fácil assim. O que posso dizer é que a Mercedes, a RedBullRacing e nós demos o mesmo passo do ano passado para este ano, mas há uma equipe que encontrou algo especial, que é a McLaren. Agora cabe a nós entender o que eles fizeram de tão especial. A RBR provavelmente encontrou parte da solução. A Mercedes e nós ainda não.” (Aspas retiradas do GE)