Em entrevista coletiva pré-GP do Azerbaijão, em Baku, Jonathan Wheatley, ex-Red Bull e atual chefe da Sauber, falou um pouco sobre um de seus pilotos: Gabriel Bortoleto.
Falas de Jonathan
Evitando comparar o jovem brasileiro com o tetracampeão Verstappen, Jonathan ressaltou as qualidades que enxerga em comum entre os dois, até utilizando o desempenho no simulador como exemplo
“Acho difícil comparar pilotos porque cada um é único. Mas o que eu diria sobre os dois? Ambos são naturalmente rápidos. Na verdade, eles até competem no simulador antes e depois dos GPs. Os dois parecem ter essa capacidade de pilotar enquanto ainda têm capacidade para pensar no resto da situação.” – disse Jonathan, em coletiva. (Aspas retiradas do GE)
Relembrando os tempos de RBR, quando Verstappen era mais jovem, falou um pouco sobre a família do holandês e destacou algumas das características que Max possui desde novo, e o que enxerga de mais promissor em Bortoleto, com quem está tendo maior convivência agora.
“Claro, Max já tinha feito um bom estágio na Toro Rosso (atual RB) antes de vir para a RBR. Conheço o pai dele e a família há anos, desde que ele era um menino pequeno. Gabriel, eu acabei de conhecer. Mas é a mesma coisa; esses caras são ultracompetitivos, buscam todas as vantagens possíveis em tudo. Ambos compartilham uma ótima ética de trabalho e o amor pelas corridas. Quando têm oportunidade, estão pilotando outra coisa ou em um simulador.” – completou o chefe da Sauber, ex-RBR. (Aspas retiradas do GE)
Lembrança de Verstappen e gratidão de Bortoleto
Tendo encontrado Gabriel quando o brasileiro tinha apenas 12 anos, Verstappen lembrou de uma situação onde foi abordado por uma “criança brasileira”, que pediu uma foto com ele, em Adria, na Itália. O tetracampeão ainda diz que é muito bom ver que aquela criança é destaque na F1 atualmente.
“Lembro-me de estar lá em Adria, porque alguns dos meus amigos estavam correndo. E eu sabia, é claro, que a equipe da fábrica da CRG estava lá. Eles fizeram muito por mim no passado, então fui rapidamente até lá para cumprimentar o chefe, Giancarlo. E então vi um brasileiro baixinho chegando e pedindo para tirar uma foto. Então, sim. E ainda rimos disso agora. Às vezes, a foto é enviada, e é bom ver. E então, é claro, ver Gabi aqui agora na Fórmula 1.” – relembrou Max Verstappen. (Aspas retiradas do GE)
Já Gabriel Bortoleto, mostrou muita gratidão pela amizade de Verstappen, que mesmo 7 anos mais velho, faz questão de dar dicas e ajudar o jovem piloto. Gabriel ainda diz que o considera o melhor da Fórmula 1 e admira muito os feitos do campeoníssimo piloto.
“Ele começou a me ajudar quando eu estava na Fórmula 3 e nos tornamos bons amigos. Acredito que ele deve gostar de mim. É por isso que ele quer me ver indo bem na Fórmula 1. Sempre deixei bem claro que, para mim, ele é o melhor da F1, realmente admiro o que ele fez e o que está fazendo.” – disse Bortolero sobre Verstappen. (Aspas retiradas do GE)