Design brasileiro da Volksvagen recebe destaque mundial: “Vivem a marca”

Thomas Schäfer, atual CEO global da Volkswagen, rasgou elogios em entrevista, ao comentar sobre o trabalho de design da marca realizados na filial do Brasil, comandado por José Carlos Pavone, chefe de design das Américas.

Falas de Thomas exaltando os designers brasileiros

Lançamentos já conhecidos como o Gol GT e o SUV Tera já haviam se destacado e aumentado a relevância da equipe brasileira, que ganhou cada vez mais espaço dentro da multinacional, agora sendo publicamente elogiada pelo CEO, no Salão de Munique 2025, colocando os designers brasileiros como desatque absoluto dentro da marca.

“Se olharmos para o copo meio cheio, você tem um monte de ideias de diferentes regiões que te ajudam a fazer o negócio crescer. Um exemplo é o time de engenharia e, especialmente, o time de design do Brasil. Rapaz… Esses caras voam em qualquer coisa que se propõem a fazer” – disse Schäfer, em entrevista ao Auto Esporte.

Um dos marcos dessa trajetória foi o desenvolvimento do Nivus, considerado uma produção ousada para os padrões da empresa na época em que foi lançado, por detalhes de estilo. O que sustentou a ideia foi a insistência da equipe brasileira, que fez com que a proposta fosse aprovada e como todos já sabem, um verdadeira sucesso, sendo até exportada para a Europa, onde leva o nome de Taigo.

Thomas Schäfer ainda falou sobre a possibilidade da equipe liderada por José Carlos Pavone ser a melhor atualmente dentro da empresa: “Eles estão realmente brigando no topo, e quero dizer, no topo de verdade! É claro que há projetos específicos para China ou Europa, mas há muitas ideias vindas do Brasil que olhamos e pensamos: ‘Isso é ótimo, vamos usar no mundo todo’”. destacou o CEO, em entrevista ao Auto Esporte.

O executivo ressaltou a agilidade e a postura colaborativa dos designers brasileiros, que para ele, é uma das qualidades que diferenciam a equipe, junto a capacidade de receber críticas sem apego excessivo às propostas originais, sendo totalmente abertos à mudanças.

“Eles não ficam lamentando quando recebem uma observação. A resposta é sempre: ‘Precisa mudar? Ok, deixa conosco’. E semanas depois já apresentam uma solução ainda melhor. Eu adoro essa atitude” -afirmou Schäfer, em entrevista ao Auto Esporte.

Sucesso mundial do design brasileiro

Após o sucesso do Tera, que teve a sua identidade visual majoritariamente criada no Brasil e foi aprovada pela matriz da empresa com mínimas alterações, a filial da Volkswagen do Brasil já trabalha em novos e ambiciosos projetos, como a futura picape intermediária, sucessora da Saveiro e identificada internamente como projeto Udara, sendo considerada a segunda geração da Amarok sul-americana, além da continuação das séries Nivus e T-Cross, que serão derivados do novo T-Roc europeu, mas terão design adaptado ao perfil da região.

Com essas notícias e as falas do CEO da marca, o destaque que os designers brasileiros obtiveram na empresa se torna cada vez mais “mundial”, combinando ousadia, criatividade e flexibilidade, como ressaltou o próprio. Não à toa, o trabalho feito no Brasil deixou de ser apenas regional para se tornar inspiração e modelo para outros mercados ao redor do mundo.

Conheça o novo Porsche 911 Turbo S e veja a data de estreia