A McLaren chega para a corrida de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com dois pilotos tendo chances de título, tendo Lando Norris na liderança, com 408 pontos, e Piastri em terceiro, com 392, um pouco mais distante. Entre eles, está o tetracampeão Max Verstappen, que se colocou de vez na briga após vencer o GP do Catar, com 396 pontos, vindo muito embalado nesta reta final.
Em relação a ceder posições para o companheiro Oscar Piastri, Norris disse que é algo que não foi discutido, até por não ser uma decisão exclusivamente sua, ainda que a equipe tenha que tomar à frente de uma possibilidade como essa. Porém, ele disse que estaria disposto, caso fosse necessário e ordenado que ele fizesse isso.
“Isso não foi discutido. Sinceramente, eu adoraria! Mas acho que não pediria isso porque… Não sei. Não sei. Depende do Oscar permitir isso. Não acho que seja necessariamente uma decisão minha. Seria a mesma coisa se fosse o contrário. Agora, eu estaria disposto ou não? Pessoalmente, acho que sim, porque sinto que sou sempre assim e é assim que eu sou. Não depende realmente de mim. Não quero perguntar porque não acho que seja necessariamente uma pergunta justa” – disse o piloto inglês, em coletiva de imprensa no Circuito de Yas Marina. (Aspas retiradas do GE)
O CEO da McLaren disse que a equipe fará o possível para vencer o campeonato de pilotos, com dois entre os três primeiros, além de já ter vencido o campeonato de construtores, com o foco agora, com certeza, sendo a disputa do momento, que estava desenhada para ficar entre os dois da equipe alemã, porém Verstappen chegou com possibilidades reais neste final.
Não sabemos como será a classificação ou a confiabilidade, mas se entrarmos na corrida e ficar claro que um tem chances e o outro não, faremos o possível para ganhar o campeonato de pilotos. Seria loucura não fazer isso. Queremos ganhar o campeonato de pilotos. Então, vamos ver como a corrida se desenrola, mas não vamos deixar de ganhar o campeonato porque estamos tentando proteger um terceiro e um quarto ou um sexto e um sétimo, ou qualquer que seja a situação – disse o CEO da equipe, Zak Brown, à SkySports F1. (Aspas retiradas do GE)
Falando em Verstappen, o holandês afirmou estar tranquilo pensando na última corrida em Abu Dhabi, onde tentará repetir o desempenho que teve no Catar, ainda torcendo para uma corrida não muito boa de Norris e Piastri, para conquistar o título.
“Agora estou muito mais relaxado. Quero dizer, sei que estou 12 pontos atrás. Entro na corrida com energia positiva. Tento tudo o que posso. Mas, ao mesmo tempo, se não ganhar, sei que tive uma temporada incrível. Portanto, não importa muito. Isso tira muita pressão. Quando me sento no carro, sempre tento maximizar tudo o que posso. E é isso que tentarei fazer em Abu Dhabi.” – disse o holandês. (Aspas retiradas do GE)
