O GP do Catar, penúltimo antes do encerramento da temporada em Abu Dahbi, pode marcar o título de Norris, uma remontada de Verstappen e a volta por cima de Bortoleto para ganhar moral pensando no ano que vem. Porém, mesmo com a aproximação do próximo circuito, o GP de Las Vegas ainda gera assunto, principalmente para Fernando Alonso, que se revoltou com a pista nos Estados Unidos, além da distância de viagem.
Reclamações de Fernando Alonso
Um dos mais experientes do grid, o espanhol Fernando Alonso deu fortes declarações sobre a pista do GP de Las Vegas, que aconteceu nos Estados Unidos, no último domingo (23). Inclusive, o piloto afirmou que a FIA deve repensar a presença da pista nos próximos anos.
“O circuito é legal porque é de alta velocidade, mas eu acho que o tipo de asfalto não está no padrão da F1. É muito escorregadio e nós não conseguimos colocar os pneus na temperatura (certa), não há aderência e está extremamente irregular, no limite de estar seguro para correr. Então acho que, para o futuro, precisamos falar com a FIA se isso é aceitável ou não para os próximos anos.” – disse Alonso. (Aspas retiradas do GE)
Alonso também falou sobre a diferença de fuso horário e a distância entre os circuitos de Las Vegas e do Catar, afirmando que a F1 é o único esporte mundial que aceita uma distância como essa em um curto espaço de tempo, entre um e outro. “Vir aqui com a diferença de fuso e a distância em relação à Europa e ao Brasil duas semanas atrás, e agora irmos direto para o Catar – são 17 horas de voo e 13 horas de diferença de fuso. Não acho que qualquer outro esporte no mundo aceitaria isso. Então, o circuito é ok, mas o asfalto e o momento no calendário, para mim, não… está no limite.” – falou o espanhol. (Aspas retiradas do GE)
Expectativas de Bortoleto
Vencedor do GP do Catar na Fórmula 2 na temporada passada, antes de subir para a elite, Gabriel Bortoleto revelou estar feliz em voltar a um lugar onde conquistou uma vitória importante, principalmente após os dois resultados frustrantes em Interlagos e nos Estados Unidos, nas últimas duas corridas.
“É bom estar de volta a um lugar familiar neste fim de semana, uma pista onde já corri antes e na qual tive alguns bons resultados. Tive algumas corridas desafiadoras no Brasil e em Vegas, então estou ansioso pela chance de recomeçar e voltar ao ritmo nas duas últimas etapas da temporada.” – disse o brasileiro. (Aspas retiradas do GE)
Briga pelo título
O britânico Lando Norris, da McLaren, pode garantir o título antes da última corrida, ainda no GP do Catar. Hoje, possui 24 pontos em relação a Max Verstappen e Oscar Piastri.
Com isso, para garantir o título, precisa apenas fazer dois a pontos a mais que os dois concorrentes, em todo o final de semana, abrindo 26 de vantagem e acabando com qualquer chance de ser alcançado na temporada, assim se sagrando campeão.
